quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia 11 - 16/05/2012 Cusco até Puno

KM rodado no dia .... 366                              Saída Cusco(PE) : 10:50h AM
KM acumulado ......... 4.888                          Chegada Puno(PE) : 19:00h PM


A cidade tem muitas obras de melhorias e piora mais ainda o trânsito que já é caótico, finalmente saímos da cidade com a nossa ajuda do GPS, sem ele tudo ficaria bem mais difícil. No início existem muitas curvas na "carretera" porém depois de 100 KM começa a ter retas maiores permitindo um aumento da média quilometro/hora. O cenário das montanhas com gelo e das Coordilheiras dos Andes com a sua vegetação rasteira e pequenos lagos em toda sua extensão, é de uma beleza única e admirável por todos os viajantes, estas imagens são para a alma ....rs.

Neste trecho começamos a sentir um pouco de dor de cabeça e quando olhamos o altímetro do GPS, ficamos assustados, voltamos a subir novamente e já estávamos a 4.316 metros de altitude. A temperatura começava a esfriar. O Zumo660 como sempre tem ajudado bastante, na saída de Cusco ele nos levou corretamente até a saída da cidade sem qualquer tipo de erro, nos sentimos seguros com este equipamento.






Passando por Juliaca, tivemos mais um susto ! O trânsito é tão maluco quanto Puerto Maldonado, os carros buzinam bastante e existem muitos congestionamentos.  A direção de Puno fica confusa e tivemos que perguntar a algumas pessoas para garantir que o GPS estava certo. A cidade é grande e o comércio muito aquecido, o fluxo de pessoas e veículos é o sinal mais legítimo da forte atividade econômica. Juliaca é a capital da província de San Román e o maior centro econômico e comercial de Puno, possui uma grande festa de carnaval entre fevereiro e março em homenagem a "pachamama"  exibindo o colorido e danças típicas do altiplano, sua população é de aproximadamente 300 mil habitantes.


No trecho até Puno, vimos muitos cães ao longo da rodovia, ficávamos intrigados em saber o motivo de tantos e depois de algumas hipóteses, fizemos um teste que determinou a razão : eles aguardavam comida dada por caminhoneiros e viajantes. Para os motociclistas é sempre um perigo e portanto vamos ter muita atenção e cuidado com o maior amigo do homem !!!!



Lamentamos esta situação dos cães, não sabemos se aconselhamos alimentá-los e mantê-los a beira da rodovia ou não alimentá-los e fazê-los retornar a suas casas com fome, o que fazer para acabar com este ciclo ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário