quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dia 14 - 19/05/2012 Oruro(BO) até Uyuni(BO)

KM rodado no dia .... 505                              Saída Oruro(BO)     : 09:30h AM
KM acumulado ......... 5.845                           Chegada Uyuni(BO) : 20:00h PM

Saindo de Oruro, fizemos um abastecimento e entramos na rodovia sentido POTOSI, existem várias obras de duplicação e pouco quilômetros a frente depepois de um "Peaje" (pedágio), fomos parados em um posto policial para verificação dos documentos. Tudo em ordem, fomos liberados e depois de uns 130km aproximadamente, saímos à esquerda na cidade de Challapata entrando no deserto Boliviano. O cenário é indescritível e a beleza naturam daquelas montanhas, é um sonho e mistério ao mesmo tempo, não sabemos se o tempo avança ou se retorna, transitar entre as montanhas é uma sensação  única na qual o tempo desaparece e entramos em uma bolha no espaço.

Chegamos em POTOSI às 02:50h PM para almoçamos e abastecemos, aqui enchemos dois galões extras de 20 litros cada um, não sabíamos se Uyuni tinha combustível com facilidade. Para nossa surpresa, o trecho de Potosi a Uyuni está quase totalmente asfaltado (207km), falta cerca de 20km para completar a "carretera".

Chegando próximo de Uyuni já à noite, encontramos máquinas na estrada fazendo a pavimentação, eles trabalham dia e noite para cumprir o cronograma de trabalho, tivemos que parar na rodovia aguardando as máquinas terminarem alguns trechos. Finalmente em UYUNI, a noite estava gelada com uma temperatura de 10 graus e o comércio ainda aberto, fomos a uma "tenda" (lojinha) e conversamos um pouco pegando algumas informações e comprando algumas meias, recebemos indicações de alguns hotéis e decidimos por ficar no "Tambo Aymara".

Antes de dormir, fomos jantar no restaurante Litium que fica no centro da cidade e tomamos uma sopa maravilhosa de pollo(frango) com legumes para nos aquecer, guardamos o carro e tivemos um sono divino aquela noite, estávamos bem cansados !

O Hotel Tambo Aymara (www.tamboaymara.com) fica localizado próximo ao centro da cidade e também tem garagem fechada, a decoração e a construção parecem as da cidade do Novo México (USA), tudo em adobe e rústico.

1. Oi Roberto, chega a ter mais de 250 km sem posto de serviço? Obrigado

2. Caro Rafael,

Não ! Existe combustível sempre em intervalos entre 150km e 200km, no Peru existem os Grifos Rurais que vendem o produto em casas comuns sem formato de postos. Eu aconselho sempre que possível levar um galão de 5 litros para garantir greves e falta de abastecimento.

3. Este comentário foi removido pelo autor.

4. Este comentário foi removido pelo autor.

5. Este comentário foi removido pelo autor.

6. Foi um café da manhã diferente com gosto de quero mais, não por conta do serviço do hotel, mas por conta de conhecer o casal ( simpático agradável), ouvir suas historias e compartilhar experiências, e sem inveja , que vontade de ir junto com eles, mas eu estava a trabalho ( o Brasil e grande e a Petrobras esta em todos os lugares ), e as dicas de compras (do lado de lá da fronteira tem uma zona franca, pequenina, mas com lindos artesanatos bolivianos), quem sabe um dia a gente não sai numa aventura destas juntos.

Parabéns ao casal, lindas as fotos , muito boa definição, agradeço a Deus por guarda-los, não existem coincidências na vida mas sim providencias, vamos nós encontrar em Sampa.

Uma coisa importante que ouvi deles que vivem nestas aventuras, e que o Brasil melhorou, as coisas ainda que devagar melhoraram bastante, - isso nos da orgulho de ser brasileiro -.

Wellington, Santos/SP - carioca e flamenguista sim senhor, estive com eles em Epitaciolandia- ACRE.