sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dia 6 - 11/05/2012 Epitaciolândia(AC) até Puerto Maldonado(Peru)


KM rodado no dia .... 342
KM acumulado ......... 4.048

No café da manhã conhecemos o Wellington que reside em Santos-SP, é funcionário da Petrobrás e estava a trabalho na cidade, nos passou algumas dicas sobre segurança pessoal/patrimonial e de compras na Bolívia que tem acesso através das duas cidade(Epitaciolândia e Brasiléia). Wellington obrigado pelas dicas!!!
Em seguida arrumamos as malas e saímos do hotel as 11:00h sentido Assis Brasil distante 110km de Epitaciolândia, a estrada é tranquila mas existem buracos. Chegando em Assis Brasil fomos tomar um lanche e em seguida retornamos a aduana brasileira para preencher o documento de saída do Brasil (exigência da aduana peruana). Chegando na imigração peruana, em Inapari, apresentamos o passaporte e o formulário preenchido e carimbado no Brasil, e para nossa surpresa o passaporte deveria ter sido carimbado para que fosse utilizado como documento de entrada, com aquele formulário que nos foi entregue, teríamos que entrar com o RG, resolvemos voltar à aduana brasileira( 2km de distância) para solicitar o carimbo de saída no passaporte e dar entrada no Peru utilizando o mesmo documento e não utilizar o RG( veja que esta foi uma opção nossa, o RG poderia ser usado e não haveria necessidade de voltar lá!). Após os trâmites da imigração, fomos para a fila de liberação do veículo, aí foi outra roubada !!! Esperamos 2 horas e quando fomos atendidos, nos solicitaram cópias dos seguintes documentos : passaporte, carteira de habilitação, documento do veículo e o formulário de estadia no Peru por 7 dias (o agente solicita a quantidade de dias em que ficará no país), atravessamos a rua e retiramos as mesmas em 2 minutos. Na nossa frente haviam 2 carros e quatro motos, o tempo de espera é absurdo considerando esta quantidade !!! Finalmente após o fiscal preencher um formulário em um sistema na Internet, recebemos um adesivo da SUNAT para colar no pará brisas do veículo e fomos liberados finalmente.


Enquanto aguardávamos resolvemos fazer câmbio ao lado da rua (R$1,00 por 1,23soles), enquanto saboreava uma "inka kola" (refrigerante típico do Peru). No trajeto de Inapari a Puerto Maldonado existem dois pedágios (5 soles cada pedágio), muitas muitas e muitas lombadas e alguns cachorros, todo cuidado é pouco !!! Tomamos um grande susto quando vimos uma mulher cruzar a rodovia à nossa frente levantando as mãos e eu observei algo de cor branca no asfalto, o pezão no freio quase atravessou o assoalho do carro, o Jipão saiu dançando e consegui livrar a mulher e o objeto branco caído no chão. Vocês imaginam o que era o OVNI branco caído no chão ? Uma galinha com os pés amarrados que caíra da moto na qual ela era garupa, você tem noção da cena meu ????

No Peru as motocicletas trafegam com pilotos sem capacetes e carregam famílias na moto (tipo: pai,mãe e dois filhos), luzes apagadas e manobras malucas, eu diria que é uma "ZONA" !!! Além de tudo, tem um veículo muito estranho por aqui, é uma mistura de carro com moto, é uma triciclo com um motor de 125cc, o trem é "bizarro" !!!




Chegamos em Puerto Maldonado às 18:30h (duas horas a menos do que São Paulo), o trânsito é caótico e os enxames de motos e OVNI´s nos cruzamentos é assustador, é preciso muito cuidado para não causar um acidente. Nos hospedamos no Hotel Puerto Amazónico que consideramos bom com um jantar ótimo e um atendimento sem igual. A garagem fechada fica alguns metros do Hotel e não gostei do local porém a hospedagem e o atendimento compensaram - status "BOM". (www.hotelpuertoamazonico.com). Por favor evite chegar à noite nesta cidade, muitos veículos sem luzes e as motos cruzam por todos os lados, nunca vi igual !

Notas:

1) Pessoal de Troller quando o fiscal perguntar o nome do veículo, informar que é uma TROLETE porque foi assim cadastrado no sistema. Essa dica foi dada por Fabião que já cruzou esta fronteira 5 vezes. Obrigado Fabio, valeu irmão !!!

2) Não esqueçam de fazer o câmbio, vão precisar nos pedágios.


4 comentários:

  1. Estou indo em maio de 2015 Ranger Diesel. Não entendi o formulário de estadia no Peru, eles tem lá para preencher ou temos comprar em algum lugar?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas postagens no Blog. Estou fazer esse mesmo roteiro em maio, apenas não passo pela Bolívia, e saio e volto de Brasília, indo por porto velho e voltando pelo sul, argentina. Não vou passar pela Bolivia por questões de segurança e também por não ter o Diesel S10 o 50. Não é recomendado para a Ranger. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eles tem lá, NÃO precisa comprar ! Apenas as cópias dos documentos são necessarias. O periodo de permanencia você escolhe.

    ResponderExcluir