sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia 12 - 17/05/2012 Lago Titicaca

Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.
O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.


Hoje o dia foi reservado para a visitação do Lago Titicaca, a Van de transporte passou no Hotel às 7:00h AM e nos levou até o "pier" da cidade onde diversas embarcações levam os turistas para os diversos roteiros. O nosso guia turístico foi excelente e ficamos admirados com a população das ilhas flutuantes,  o processo de montagem, formação e manutenção é impressionante e a vida útil de cada uma dura em torno de 30 anos.
A base da construção é um tipo de vegetação chamado de "totora", ela nasce nas partes mais rasas do lago e sua base também é comestível. Nesta ilha que visitamos residiam 18 pessoas entre homens, mulheres e crianças. O governo Peruano investiu em placas solares permitindo a iluminação e a utilização de aparelhos eletrônicos, a cultura daquele povo é centenária e sua capacidade de adaptação é impressionante. A densidade da ilha varia em toda a sua extensão, eles se alimentam de pequenos peixes que habitam o lago, caçam patos e produzem alguns vegetais. Com o grande fluxo turístico visitando as ilhas, tanto os homens e as mulheres produzem um artesanato que são vendidos ao preço de 10 a 100 soles.




O tipo de peixe que eles pescam e se alimentam no Lago Titicaca.


A totora que é a planta que eles constroem as ilhas, sua base esbranquiçada também serve de alimento.


Esta é a base da ilha, é esponjosa e bem leve permitindo flutuar depois de alguns anos, daí eles amarram as partes que se desprendem do fundo lago formando as ilhas e as cobrem com "totora". A direita o professor Eden Netto da Universidade Federal do Paraná, diversidade é preciso para mixar com tecnologia.



Pra quê carrinho de bebê ? O tecido é forte e a técnica é funcional !



Barcos construídos de "Totora", muito resistente e com design primitivo e ousado ao mesmo tempo.


Observem quantas pessoas o barco consegue carregar. Eu fiquei em "palha firme" só fotografando .... rs !





Nenhum comentário:

Postar um comentário