quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia 16 - 21/05/2012 Uyuni(BO) até Ollague(CH)

Este dia foi marcante por tudo que aconteceu, tudo terminou bem mas poderia ter sido pior ! Logo de manhã fomos tirar o sal da TROLLER e deixá-lo em condições de continuar viagem. Após uma boa lavada e um banho de azeite por baixo, tudo estava resolvido e já era perto do horário do almoço, decidimos almoçar em Uyuni e seguir viagem. Saímos às 01:30h PM e após perguntar qual era a saída correta, entramos em uma estrada de chão batido com muito cascalho, seriam 300km até Ollague que é a cidade do Chile fronteira com a Bolívia, do lado da Bolívia fica Avaroa. 

(**) Na cidade de Uyuni existem vários lava-rápido na periferia, 100 bolivares para uma lavagem completa.


Depois de percorrermos aproximadamente 150km, sofremos um acidente, estávamos em uma reta com uma velocidade de 80km/h quando o pneu traseiro do meu lado furou, a TROLLER começou a balançar e eu sabia que não podia frear, o risco de capotagem era certo. Tentei controlar o veículo desgovernado sem êxito e para piorar a situação apareceu uma linha de trem, o carro desgovernado bateu lateralmente nos trilhos e fomos arremessados para fora da estrada, Graças a Deus ainda tive a sorte de evitar a copotagem, quando a TROLLER inclinou para tombar, eu girei o volante para o lado contrário e ela alinhou novamente, ufa !!! Por pouco.

Descemos do carro e observamos o estrago, perdemos as duas rodas e um pneu, tudo moído por colidir com os trilhos do trem, e agora o que fazer naquele fim de mundo ? Por sorte nossa, cinco minutos depois vinha uma motocicleta com o Fernando Togo que parou e nos ajudou. Ele retornou a  um pequeno "pueblo" chamado Rio Grande a cerca de 10km antes e buscou ajuda com o amigo Wilber que trouxe uma pick-up para nos auxiliar. Enquanto eles não chegavam, retiramos o "step" e fizemos a troca do pneu traseiro que ficou destruído, o fluído de freio vazou por inteiro. O grande problema era um pneu e uma roda aro 15 para fazer o carro chegar em Rio Grande (10km antes) e sofrer os reparos necessários, o Fernando voltou mais uma vez no "pueblo" e conseguiu emprestado do fundo de uma garagem com seu compadre, uma roda com pneu velho mas que  nos permitiu chegar em Rio Grande. 


Tivemos que analisar se a pancada nos trilhos havia afetado outras partes e testar a roda comprada em Uyuni, nossos amigos Bolivianos foram muito prestativos. Sorte que apenas desalinhou o eixo dianteiro, o volante ficou torto mas o sistema de freio dianteiro fico perfeito e a TROLLER demonstrou ser muito forte, outro veículo teríamos encerrado a viagem lá mesmo.


Tive que improvisar um tampão para o sistema de freio traseiro lado esquerdo, depois completei o reservatório e tudo bem, ficou borrachudo mas consegui chegar em Calama no Chile. Eu não sabia sangrar o sistema de freio, quando chegar ao Brasil irei aprender com certeza !


Nosso amigo Wilber que trabalha na SEPSA equivalente a ELETROPAULO em São Paulo


Para resolvermos o problema, ficamos mais dois dias na Bolívia (21 e 22 de maio), voltamos para Uyuni com Wilber e Fernando e reviramos a cidade atrás de duas rodas aro 15 e um pneu. Depois de umas três horas sem sucesso, estávamos quase optando por aros 16 quando finalmente encontramos em lugares diferentes os aros 15, que sufoco !!!! 


Do lado direito temos o Gualberto que é dentista em Rio Grande e nos hospedou no posto de saúde por dois dias, no "pueblo" não havia hotéis e neste prédio atrás era o local onde tomávamos café da manhã e almoçávamos. É um restaurante para os mineiros da região e funcionários do governo Boliviano, estávamos com poucos bolívares e eles cobriram nossas despesas até retirarmos nos caixas em Uyuni, estamos muito agradecidos a todos !!! Do lado esquerdo nosso amigo Wilber que adora mascar folhas de coca o dia inteiro.


O centro de saúde que ficamos hospedados durante dois dias. Muito obrigado Gualberto por nos ajudar, esperamos um dia retribuir o que vocês fizeram por nós. "Muchas gracias hermanos".


Em Rio Grande o frio é intenso, por ter uma proximidade muito grande com o salar, a temperatura chega a -5, -10 e em Junho a temperatura atinge -15 com facilidade. Logo pela manhã eu tive que ir até o carro pegar algumas roupas e quando entrei no veículo, vejam a temperatura do termômetro. Normalmente os carros a diesel são ligados a cada três horas para não congelar, havia um estacionamento de caminhões próximo ao posto de saúde e percebíamos os motoristas dando partida nos motores. 


DICAS:

a) Trafegue nas estradas de rípio e terra batida a velocidade não superior a 60km/h, eu estava a 80km/h e perdi o controle do veículo quando o pneu traseiro furou. Nesta situação, com pneu traseiro furado e o veículo balançando, evite pisar no freio, o risco de capotagem é grande.
b) Use a tração 4x4 neste tipo de terreno, o controle e estabilidade do veículo aumentam e você terá mais segurança. Se eu tivesse seguido esta recomendação, talvez eu tivesse evitado o acidente.
c) Leve SEMPRE dois pneus e duas rodas de reserva, nunca se sabe as surpresas que podem acontecer.
d) O tamanho da alavanca que faz o macaco levantar o veículo faz toda a diferença, quanto maior, menor será o esforço aplicado. 


3 comentários:

  1. Ufa que susto que experiência, parabéns pelos amigos feitos pelo caminho.

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  2. Olá Rafinha,
    Aprendemos muito em situações como esta, você sabe como é para resolver as coisas fora do Brasil, temos que superar SEMPRE nossa capacidade ! Você teve a experiência ano passado.

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  3. amigo vc sabe se existe algum hotel ou hospedagem em Ollague? Estou passando entre Ollague de Uyuni de moto em janeiro de 2014 e pretendia dormir la!

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