quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia 20 - 26/05/2012 Atacama(CH) até Purmamarca(AR)


KM rodado no dia .... 397                                   Saída Atacama(CH)     : 08:30h AM
KM acumulado ......... 7.225                               Chegada Purmarmaca(CH) : 19:30h PM


A Aduana chilena estava "full", muitos ônibus de turismo e muita gente deixando San Pedro, o jeito foi ter paciência e esperar as duas horas na fila. Durante a espera conhecemos o João, Isabel,Moisés,Célia,Nélio e Jackeline. Conversamos bastante sobre nossas experiências nas várias aventuras na América do Sul e a troca de idéias estimula novos caminhos e novos projetos.


Para seguir na direção de Purmamarca é preciso passar no Paso de Jama que fica a 160km desta aduana. Neste percurso até a Argentina, passamos através do deserto do Atacama, várias lagunas e montanhas maravilhosas. O mais pitoresco que vimos foi uma laguna salgada congelada, criou um efeito de mix de cores gerando um visual "marrom glacê com chantilly", imagens não encontradas no Brasil.





O vento estava forte e o frio na mesma proporção, não estava fácil permanecer do lado de fora dos veículos. A motivação era o cenário que de tanto esplendor nos movia com muita energia !


Aquele carro à frente é uma AMAROK CAMPING, lançamento que chegará no Brasil em breve, ela tem uma barraca de camping na caçamba permitindo residir por todos os cantos do planeta. O modelo foi lançado em Curitiba e o sortudo da primeira unidade foi João(Pita), a máquina ficou irada com pneus diferenciados e rodas pintadas de cinza. Parabéns João !!!! Gostaria de adquirir apenas a barraca mas segundo Moisés você não vende nem a pau ! .... rs.



A rodovia no meio do sal, a cor branco é imperativa e combina com o cinza do deserto !


Primeiro posto depois da aduana Argentina, vamos tomar um capuchino aquecer a barriga e acelerar as máquinas. O vento aqui é "danado" e o frio é cortante e a temperatura à noite é em torno de -10 graus  ..... dormir aqui só o meu amigo Rafael que reside em Ubatuba .... rs! Grande abraço Rafinha, lembrei de vocês passando nestas terras.


O João à frente e o Moisés empurrando a AMAROK, o consumo da volksvagem é ótimo (12km/L) e se em Purmamarca não encontrarmos hotéis, o João planeja dormir em sua barraca que tem calefação, água quente e privada flutuante.


Para motoristas iniciantes ruins de curvas, aqui você faz doutorado !!! Mais de 200 delas ....


O Nélio residente no Rio de Janeiro e sua TR4 valente desbravando os novos continentes, precisamos nos encontrar e trocarmos informações, você tem muita experiência na Bolívia. ..... Valeu amigão !


Paramos no top das cordilheiras para comprar artesanatos indígenas e um garoto tinha uma ovelha de poucos dias de nascida, não resisti e registrei o momento, ela tremia muito apesar de sua lã !


O animal é muito dócil e acredito que pode vir a substituir um cão !


A região de Purmamarca é linda, o colorido das montanhas e o charme das cabanas e hotéis da região fazem a diferença, aproveite e durma nesta cidade. Vale a pena e recomendo !


Chegando em Purmamarca tivemos um pouco de dificuldade em encontrar hotel e cabanas em função do tamanho do grupo, éramos em 4 casais e depois de um pouco de pesquisa, encontramos as cabanas Huaira Huasi (www.huairahuasi.com.ar) e fomos jantar no centro da cidade.

Um comentário:

  1. Olá Roberto, tudo joioa? Sou do RJ e vou fazer uma viagem ao Atacama com minha TR4. Gostaria de fazer contato com vc. Meu email: trezantonte@gmail.com

    ResponderExcluir